terça-feira, 31 de maio de 2011

Tortura e repressão durante a ditadura militar no Brasil



Em abril de 1964 começa no Brasil a ditadura militar. O presidente eleito João Goulart foi deposto através de um golpe militar e , a partir daí,  o pás iria mergulhar nas trevas da ditadura por longos 21 anos. Os sucessivos presidentes militares governavam de forma autoritária exercendo o poder através de atos institucionais. Toda a oposição era reprimida, pela censura ou pela tortura.
Após 1968, o ato institucional n° 5 sistematizou a caça e a tortura de todo movimento contra o governo. Para isso, foi montado instituições responsáveis pela informação e pela repressão. O sistema nacional de informação (SNI) era responsável pelo tratamento e análise de toda informação. Após o cruzamento das informações o sistema DOI CODI (Destacamento de operações de informação centro de operações de defesa interna) agia. Este sistema era o responsável pela captura e tortura dos opositores. Parte da  oposição era composta de jovens, que tinham o objetivo de implantar uma sociedade socialista no Brasil. Após o AI nº 5 muitos desses jovens resolveram adotar a luta armada nos moldes da revolução cubana como forma de oposição. A luta armada tinha um objetivo de fortalecer uma base guerrilheira no campo para treinamento em guerra de guerrilhas e conscientização das massas. Promoviam assaltos a bancos para o financiamento do treinamento e o sequestro de embaixadores para troca-los por companheiro que estavam sofrendo nas mão dos torturadores. 



(UPE) "Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não"

Música de: Geraldo Vandré


O ano de 1968 foi bastante rico para a história da juventude de muitos países. Maio de 68 - A Primavera de Praga. No Brasil, a canção "Para não dizer que não falei das flores" era entoada em marchas, passeatas e atos públicos. Ao final do ano, contudo, o tempo fechou. O regime político também!
Sobre o período 1968-74 NÃO é correto afirmar:
a) Durante o Governo Mediei, a ordem institucional coexiste com a constitucional, tendo o regime militar reduzido os poderes do Congresso e tornado indiretas as eleições para governadores em 1970.
b) É assinado o Ato Institucional n° 5, em 13/12/68, como resposta direta à não-autorização, pelo Congresso, para que o Deputado Márcio Moreira Alves fosse processado.
c) Há um crescimento econômico acelerado promovido por um sistema de câmbio flexível e por crescente endividamento externo.
d) Ao final do período 1968-74, tem início o processo de abertura política, que é consolidado pelo Governo Geisel com a política de distensão.
e) O modelo econômico adotado permitiu uma excessiva concentração da riqueza e da renda e uma crescente perda do poder de compra dos salários.


Para essa questão, a resposta correta é a letra (D), porque o fim da ditadura militar somente foi consolidada em 1985, com a eleição de Tancredo Neves pelo colégio eleitoral.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário