quarta-feira, 28 de julho de 2010

O absolutismo


A monarquia absoluta ou absolutista  era a forma de governo onde o monarca ou o rei exercia todo o poder, sem o uso de preceitos constitucionais. Tinha como principal característica a inexistência dos três poderes, que concentravam-se nas mão de uma só pessoa. Esse tipo de governo foi muito comum até o século XVII, atingindo meados do século XIX.
As monarquias absolutistas foram instrumento político empregado na superação das crises determinadas pela desintegração do feudalismo. Efetivamente, a unificação territorial e a centralização política dos Estados Nacionais europeus, rompendo i isolamento dos feudos, possibilitaram o disciplinamento  das tensões resultantes da expansão do setor mercantil.
A primeira função da monarquia absolutista foi a manutenção da ordem social interna dos Estados Nacionais. Em breve, o Estado centralizado absolutista desempenharia outro papel: o de estimular a expansão das atividades comerciais.
Podemos exemplificar vários Estados que tiveram um monarquia absolutista: A Inglaterra adotou essa forma de governo até a criação de sua constituição . A maioria das nações européias em seus primórdios, teve um estreito relacionamento com o absolutismo. A Áustria já foi absolutista e a a França também. Luis XIV, rei da França desde 1661, personificou frente aos homens que ele deveria ser obedecido por seus súditos como Deus.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário