A velha ordem mundial compreende o período entre o fim da segunda guerra mundial (1945) e o fim do bloco socialista.
Após o fim da segunda guerra mundial, as potências europeias perderam sua hegemonia para os EUA e para a URSS, pois suas economias estavam desestruturadas pela guerra. Assim, estes dois países passaram a constituir as principais lideranças político-econômicas no mundo. Tanto EUA como União Soviética procuraram exercer influência sobre diferentes países no mundo.
A União Soviética formou o bloco socialista com o leste europeu, China, Cuba, Angola, Moçambique e Benin entre outros.
Os EUA lideraram o bloco capitalista, tendo como parceiros principais os países da Europa ocidental e Japão. Na América, somente Cuba não se alinhou aos Estados Unidos.
Para manter suas respectivas áreas de influência, as duas superpotências buscavam mostrar sua superioridade , principalmente no plano bélico. Os dois países passaram a investir no desenvolvimento de armas. Além disso, as duas superpotências apoiavam e/ou estimulavam conflitos em alguns países com instabilidade política, na tentativa de obter mais um aliado.
Em 1944, durante a conferência de Bretton Woods, algumas instituições foram criadas:
- Banco Mundial: Criado com o objetivo de captar fundos para reconstruir os países capitalistas europeus e o Japão.
- Fundo Monetário Internacional (FMI): Apresentava as funções de estimular o comércio internacional e fornecer auxilio econômico aos seus países membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário