quarta-feira, 9 de junho de 2010

A santa Joana d'arc


Joana d'arc nasceu em 1412 numa família camponesa na cidade de Domrémy, um lugarejo no interior da França. Como quase toda criança camponesa de sua época, não lhe foi permitido aprender a ler ou a escrever.  Joana tinha 12 anos quando afirmou ter ouvido vozes vindas do céu que lhe diziam para salvar a França e coroar o rei.
Joana d'darc viveu no período de guerra entre França a Inglaterra chamada a guerra dos cem anos (1337 - 1453), onde ambos países disputavam a posse da rica região de Flandres e o rei da Inlaterra, Eduardo III, tinha a intenção de ocupar também o trono frances.  
Depois de ser testada pelo rei e pelos teólogos do palácio, ela assumiu o comando dos exércitos franceses. Sob suas ordens, o exército conseguiu sucessivas vitórias e, por isso, o rei Carlos foi coroado como Carlos VII.
Certo dia, Joana foi aprisionada pelos ingleses e entregue a inquisição. Acusada de heresia, Joana foi condenada à morte na fogueira. Em 1431 Joana d'arc foi queimada viva na cidade de Ruão e suas cinzas foram lançadas no rio Sena.
Hoje, para milhões de cristãos, ela á a santa Joana d'arc. A data de sua morte é comemorada em toda a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário