sexta-feira, 11 de junho de 2010

A idade média na India e na China

A Índia foi unificada (século III a.c) por Asoka. A sociedade hindu dividia-se em castas (brâmanes, xátrias, vaicias, sudras); os párias eram considerados fora da sociedade.

A religião hindu, contida nos vedas, é politeista. No século VI a.c. os ensinamentos de Buda difundiram-se por boa parte da India e por países do extremo oriente ( China, Japão, Ceilão e Tibete).
Na arte hindu, de inspiração religiosa, sobressaem os santuários budistas, profusamente ornados de baixos - relevos e esculturas.


A China foi governada por várias dinastias, destacando-se a tang e a ming, que lhe deram um vasto território, desenvolveram a agricultura e o comércio, canstruíram  larga rede de estradas e fortificações contra o ataque  de povos invasores (grande muralha), incentivaram a educação e as artes. Os mongóis que a conquistaram (século XIII) hábitos e costumes chineses.
Na arquitetura destacou-se a construção de conjuntos de edifícios ligados or pavilhões e pátios , os belíssimos objetos de ornamentação, as porcelanas e a pintura em seda ou papel.

2 comentários: