sexta-feira, 11 de junho de 2010

As fases da revolução industrial


Até o século XVIII, a produção de mercadorias era realizada por artesãos ou em pequenas manufaturas, onde praticamente todas as fases da produção eram conhecidas pelos trabalhadores.

A introdução da máquina a vapor (1769) dentro das fábricas foi um dos marcos da revolução industrial. Os primeiros países onde tais mudanças aconteceram, foram os países da Europa ocidental, especialmente a Inglaterra.

O processo produtivo se subdividiu e a divisão social do trabalho se refletiu dentro da própria sociedade, dessa forma, começõu a ocorrer maior estratificação social da população nos países mais industrualizados. Com isso, o processo de revolução industrial, ao longo de sua história, pode ser dividido em fases distintas, onde cada fase assumiu determinasdas caracteríscas que podem ser descritas da seguinte maneira:

Primeira fase (meados do século XVIII até o final do século XIX): Teve como principal fonte de energia o carvão mineral, o principal ramo industrial era a indústria textil e as indústrias ficavam próximas as fontes de energia e concentradas nos países europeus.

Segunda fase (final do século XIX até 1970):  Teve como principais fontes de energia  o petróleo e as hidrelétricas, o principal ramo indústrial eram os produtos siderúrgicos.  Nesse período havia grande concentração industrial em algumas cidades.

Na terceira fase (a partir de 1970) há uma grande diversidade de fontes, os principais ramos industriais são a informática, a robótica e a bio tecnologia. A indústria foi integrada a Universidades e centros de pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário