domingo, 30 de maio de 2010

O Apartheid na África do Sul


A África do Sul, região riquíssima em ouro e diamantes, era habitada por povos negros, como os bosquimanos, os xosas e os zulus, quando, a partir do século XVII, foi ocupada por imigrantes europeus, sobretudo holandeses. Os descendentes desses holandeses, chamados bôeres, desenvolveram uma língua própria, o africâner. No início do século XIX, os ingleses tomaram a força a Cidade do Cabo e obrigaram os Bôeres a se deslocarem para o nordeste do país.
A partir de 1911, a minoria branca impôs a maioria negra um regime de segregação racial chamado apartheid, que foi oficializado em 1948. Pelo apartheid os negros eram obrigados por lei a morar em lugares separados dos brancos, a frquentr escolas, praias e restaurantes sópara negros e a andar constantemente com um passe, de modo que a polícia pudesse controlar o deslocamento deles de um lugar para outro.
Reagindo a essa situação, o congresso nacional africano (CNA), uma organização que representava a maioria negra, promoveu várias manifestações contra  o governo racista de seu país.
Com isso, o governo intensificou a repressão: prendeu Nelson Mandela e mais sete líderes do CNA e condenou-os a prisão perpétua , em 1964.
Nas décadas seguintes, as lutas raciais se intensificaram. Em 1976, milhares de estudantes negros foram as ruas da periferia de Johanesburgo em protesto contra a imposição da lingua africâner nas escolas. A polícia atirou contra jovens e crianças. Foram mortas cerca de 170 pessoas no chamado massacre de Soweto.
Esse fato mostrou o total desrespeito aos direitos humanos do regime sul-africano. Por isso, alguns países passaram a boicotar economicamente a África do Sul e a ONU determinou a proibição da venda de armas ao país. Isolado internacionalmente, o governo sul africano foi obrigado a afrouxar o regime.
Mas foi somente em 1990 que o governo sul-africano promoveu mudanças importantes na país, revogando a maioria das leis do apartheid. A constituição foi alterada e os negros passaram a ter os mesmos direitos políticos e civis dos brancos.
Em 1994 ocorreram as primeiras eleições com a participação dos negros na África do Sul. Mandela foi eleito presidente da república, obtendo a maioria absoluta dos votos.
Sob a presidência de Nelson Mandela, o CNA, que tinha maioria no parlamento, consegui aprovar as leis de direitos sobre a terra, que restituiu as famílias negras que lhes tinham sido usurpadas havia décadas. Em 1999, Thabo Mbeki, o sucessor de Mandela no CNA, foi eleito presidente, dando continuidade a construção de uma democracia multiracial e pluricultural.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário